29/09/2017

GUARUJÁ É A PRIMEIRA CIDADE A CONQUISTAR TÍTULOS DE LEGITIMAÇÃO FUNDIÁRIA

Apoiador da lei que criou instrumento em Brasília, deputado Marcelo Squassoni participa de solenidade no município. Foram entregues 429 títulos hoje (29), em Morrinhos.

Moradora do bairro Morrinhos III, em Guarujá, Raimunda Silva recebeu, das mãos do deputado federal Marcelo Squassoni (PRB), um dos 429 títulos de Legitimidade Fundiária entregues na manhã de hoje (29) na Cidade. Esses foram os primeiros instrumentos do gênero concedidos no Brasil, regulamentados pela Lei nº 13.465, sancionada em julho de 2017, e que contou com o apoio de Squassoni no Congresso.

A Legitimação Fundiária representa o título de propriedade e da matrícula comprobatória dos registros dos lotes e, na prática, dá aos moradores, de fato, o direito à titularidade dos imóveis que ocupam, permitindo, por exemplo, segurança jurídica e acesso ao mercado de crédito. Antes da lei federal, só 14% das matrículas abertas haviam sido transferidas para os reais proprietários em razão do grande número de obstáculos no decorrer do processo.

Organizada pela Prefeitura de Guarujá, a solenidade de entrega dos 429 títulos de Legitimidade Fundiária foi realizada no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (CAEC) André Luiz Gonzalez. Participaram o prefeito Valter Suman e o secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia, além de vereadores e lideranças locais.

Em seus discursos, Suman e Garcia reconheceram o importante papel de Squassoni no apoio à Lei Federal nº 13.465 e na defesa dos interesses de Guarujá e da Baixada Santista em Brasília. “A nova legislação veio para simplificar o acesso aos títulos de propriedade a quem, de fato, tem direito a eles. Esses instrumentos oficializam uma das maiores aspirações de todo brasileiro, que é a conquista da casa própria de papel passado. É muito gratificante poder participar desse processo”, salientou o deputado Marcelo Squassoni.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Deputado Marcelo Squassoni
Samanta Flor - (61) 3215 5550
Tadeu Ferreira Jr. - (13) 99133-8813