20/09/2017

SECRETARIA DE PORTOS DÁ SINAL VERDE PARA SEGUNDA FASE DA PERIMETRAL DE GUARUJÁ

Titular da pasta, Luiz Otávio Oliveira Campos revelou ontem (20) ao deputado Marcelo Squassoni disposição para liberar recursos para obras. Projeto executivo deve ser apresentado em 15 dias

Em audiência na Secretaria Nacional de Portos, em Brasília, na tarde de ontem(20), o titular da pasta, Luiz Otávio Oliveira Campos, garantiu ao deputado federal Marcelo Squassoni (PRB) disposição em liberar recursos para as obras da segunda fase da Avenida Perimetral de Guarujá, orçada em R$ 400 milhões. De acordo com o prefeito da Cidade, Válter Suman (PSB), que ao lado de Squassoni participou da reunião, a Prefeitura deve entregar projeto executivo dentro de 15 dias.

Solução aguardada há anos pela população para segregar de vez o trânsito portuário do trânsito urbano no Distrito de Vicente de Carvalho, a segunda fase da Avenida Perimetral de Guarujá eliminará definitivamente o conflito viário existente, criando pistas exclusivas para caminhões e outras para automóveis. Para isso, o projeto executivo deverá conter duas rotatórias e duas pontes.

Esta será uma complementação da primeira fase da Avenida Perimetral, obra entregue em 2013 e custeada também com verba federal. Ela já eliminou o conflito viário que existia no cruzamento da Avenida Santos Dumont com a Rua Idalino Pines (Rua do Adubo) e a linha férrea, aliviando bastante a vida dos motoristas e pedestres no local, mas que necessita de complementação.

De acordo com Suman, após a apresentação do projeto executivo à Secretaria Nacional de Portos, Prefeitura e o órgão discutirão, juntos, o cronograma de desembolso da obra e o convênio para tal. Segundo o prefeito, só após a definição desse cronograma será possível definir prazos de início e conclusão das obras.

Para o deputado Marcelo Squassoni, a notícia foi melhor do que se esperava. “Todos sabemos das dificuldades econômicas do País, mas, agora, com o início dos sinais de melhora, é essencial colocar Guarujá no calendário de prioridades do Governo Federal”, destacou o deputado, que complementou: “O porto não pode virar as costas para a cidade. Com as obras da Avenida Perimetral, ganham a população guarujaense e também a Economia. Quanto maior fluidez no tráfego, mais ágeis e baratas ficam as operações portuárias”, finalizou o parlamentar.

Agenda – Além da Secretaria de Portos, Squassoni e Suman cumpriram, na manhã e tarde de ontem, agendas nos Ministérios do Turismo e das Cidades. Com o secretário-executivo Alberto Alves, do Turismo, trataram de projetos como do o píer do Perequê, dos mirantes do Morro da Campina e do Morro das Galhetas, além da queima de fogos do réveillon, entre outros. Com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, trataram de obras como a pavimentação da Avenida Acaraú, drenagem do Rio Santo Amaro, além de construção de unidades habitacionais, cujos projetos serão revisados.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Deputado Marcelo Squassoni
Samanta Flor - (61) 3215 5550
Tadeu Ferreira Jr. - (13) 99133-8813