07/07/2017

SQUASSONI RECEBE HOMENAGEM ESPECIAL DA EMBAIXADA DO CANADÁ

Em celebração aos 150 anos da Confederação do Canadá, Squassoni foi reconhecido pelo seu trabalho à frente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Canadá

O Embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, fez uma homenagem especial ao deputado federal Marcelo Squassoni (PRB), durante o jantar comemorativo aos 150 anos da Confederação do Canadá, na noite de ontem (5), em Brasília. Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Canadá na Câmara dos Deputados, Squassoni foi lembrado pelo significativo empenho na intensificação das relações bilaterais entre os dois países.

Na ocasião, Savone citou os esforços de Squassoni em incentivar o estreitamento dos laços políticos, econômicos e culturais com o país da América do Norte. “Estamos condecorando 50 indivíduos que têm contribuído de forma significativa para o avanço das relações bilaterais e de valores canadenses no Brasil. O primeiro é para o deputado Marcelo Squassoni. O Canadá e o Brasil são parceiros em diversas áreas na diplomacia, e a diplomacia parlamentar não poderia ficar de fora”, discursou o Embaixador.

À frente do Grupo de Amizade desde 2015, Squassoni salientou que o Brasil tem muito a aprender com o Canadá. “É um país de grandeza territorial, como o Brasil, com uma economia pujante e baixíssimos índices de violência. Certamente, um excelente modelo para nós”, frisou o parlamentar.

Avanço
Um dos resultados das articulações de Squassoni no Grupo de Amizade foi a recente suspensão da exigência de visto para brasileiros que desejam entrar no País. A medida entrou em vigor em 1º de maio e atende, inicialmente, cidadãos brasileiros que já tiveram visto canadense emitido nos últimos 10 anos ou que possuem visto americano de não-imigrante válido.

Brasileiros que possuem tais requisitos devem solicitar, ao invés do visto, apenas uma Autorização Eletrônica de Viagem. O processo de solicitação é rápido, simples e de baixo custo.

Panorama
Nos últimos anos, as relações comerciais entre o Canadá e o Brasil apresentaram crescimento significativo. Desde 2009, o comércio bilateral cresceu mais de 35%, chegando a 6 bilhões de dólares canadenses em 2015, tornando o Brasil o 14º maior destino das exportações deste país.

Em 2015, o Canadá importou quase 4 bilhões de dólares canadenses do Brasil, fazendo do país sul-americano a sua 15ª maior fonte de importações globais. Enquanto isso, as exportações canadenses ao Brasil cresceram 3,4% no mesmo período, totalizando 2,25 bilhões de dólares canadenses em produtos comercializados.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Deputado Marcelo Squassoni
Samanta Flor - (61) 3215 5550
Tadeu Ferreira Jr. - (13) 99133-8813