26/04/2017

CANADÁ DEIXA DE EXIGIR VISTO PARA BRASILEIROS A PARTIR DO DIA 1º/5

Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Canadá na Câmara dos Deputados, Marcelo Squassoni (PRB) comemora medida, que é inédita, mas ainda restrita a alguns casos

Em visita à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (26), o embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, confirmou o fim da exigência de visto para brasileiros que desejam entrar no País a partir da próxima segunda-feira, 1º de maio. A medida, ainda restrita a alguns casos, foi comemorada pelo deputado federal Marcelo Squassoni (PRB), presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Canadá, que recebeu Savonne na Câmara.

À frente do Grupo de Amizade desde 2015, Squassoni tem trabalhado para aproximar os dois países com o intuito de fomentar o aumento de suas relações comerciais. “O Canadá é um dos destinos mais procurados por empresários brasileiros. Esse é apenas um primeiro passo, que certamente evoluirá para outros acordos muito mais abrangentes num futuro breve”, avaliou o deputado.

Neste primeiro momento, a nova norma atenderá brasileiros que já tiveram visto de residente temporário do Canadá nos últimos 10 anos ou possuem visto válido de não-imigrante dos Estados Unidos. Cidadãos brasileiros que atendam a esses requisitos precisarão apenas solicitar uma autorização de viagem, a Autorização Eletrônica de Viagem (Electronic Travel Authorization – eTA). O fim da exigência do visto atenderá brasileiros que desejam ir ao Canadá a lazer ou a trabalho.
Parceiros

As relações comerciais entre o Canadá e o Brasil cresceram significativamente nos últimos anos. O comércio bilateral cresceu mais de 35% desde 2009, chegando a 6 bilhões de dólares canadenses em 2015, tornando o Brasil o 14º maior destino das exportações deste país.
Em 2015, as exportações canadenses ao Brasil cresceram 3,4%, totalizando 2,25 bilhões de dólares canadenses em produtos comercializados. Na outra ponta, o Canadá importou quase 4 bilhões de dólares canadenses do Brasil no mesmo período, do país sul-americano a 15ª sua maior fonte de importações globais.

Em 2015, o Brasil foi a 7ª maior fonte de Investimento Estrangeiro Direto no Canadá, com quase 20 bilhões de dólares canadenses em investimentos acumulados. Atualmente, cerca de 500 empresas de origem canadense estão ativas no Brasil.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Deputado Marcelo Squassoni
Samanta Flor - (61) 3215 5550
Tadeu Ferreira Jr. - (13) 99133-8813