27/01/2017

SQUASSONI COBRA DERSA SOBRE BALSAS E TÚNEL GUARUJÁ-SANTOS

Próximo passo será procurar o Governo Federal para desemperrar projeto do Túnel Submerso

Em ofício endereçado ao diretor-presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, protocolado hoje (27), o deputado federal Marcelo Squassoni (PRB/SP) questionou as constantes falhas na travessias de balsas entre Guarujá e Santos e de lanchas entre o Distrito de Vicente de Carvalho e o Centro de Santos. No documento, o parlamentar requer informações a respeito das embarcações em uso e se dispõe a auxiliar Estado, União e municípios a envidar esforços no sentido de retomar o projeto do Túnel Submerso, opção de ligação seca entre as cidades, desenvolvida pela Dersa.

O expediente foi adotado após uma semana de grandes contratempos nas duas travessias, em razão da retirada de lanchas e balsas para manutenção, o que tornou um verdadeiro suplício a tarefa de se locomover entre Guarujá e Santos.

“Um dos motivos para os constantes problemas é a elevada idade média das embarcações, com balsas que operam há mais de 30 anos e lanchas com mais de 40 anos”, salientou Squassoni. Por esse motivo, o parlamentar quer saber a capacidade de lotação e o ano de fabricação de cada um dos ferry boats, bem como planos de ampliação da frota e estudos de projeção de aumento de demanda a médio e longo prazos.

Túnel
Para o deputado, é preciso levar em conta que a travessia de balsas é um paliativo necessário até que a sonhada ligação seca entre as cidades saia do papel. Por isso, já de posse dos dados requeridos à Dersa, o segundo passo será procurar o Governo Federal.

O investimento total previsto para o túnel é de R$ 3,2 bilhões, a serem cobertos com financiamento de R$ 2,3 bilhões pelo BNDES e aporte de R$ 900 milhões do Estado. Por falta de autorização da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para ampliar o endividamento estadual em R$ 7 bilhões, o processo do Submerso foi paralisado.

“A saída definitiva para o problema das balsas é a ligação seca. A partir de posicionamento da Dersa, vamos lutar em Brasília para a retomada do projeto do Túnel Submerso. Insistiremos com o Palácio do Planalto e para isso vamos recorrer ao apoio dos 70 deputados da Bancada Paulista”. O deputado classifica o problema como de interesse nacional. “Não é apenas de dois municípios, porque interfere na mobilidade urbana das duas cidades que abrigam o maior Porto da América Latina e é o coração da economia nacional”, justificou Squassoni.

Mais informações:
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Tadeu Ferreira Jr. - (13) 99133-8813