07/07/2016

CÔNSUL CANADENSE PEDE APOIO AO CONGRESSO PARA FIM DE BARREIRAS ECONÔMICAS

Stéphane Larue ressaltou o crescimento das relações comerciais entre Brasil e Canadá nos últimos anos, mas pediu intensificação para resultados ainda mais favoráveis

Brasília (DF) - Em seu discurso durante a Sessão Solene pelo Dia do Canadá, realizada hoje (7) no Plenário Ulysses Guimarães, a pedido do deputado federal Marcelo Squassoni (PRB), o Cônsul do Canadá no Brasil, Stéphane Larue, ressaltou o crescimento das relações comerciais entre os dois países nos últimos anos e pediu a queda de barreiras que, segundo ele, precisam ser derrubadas, com o apoio do Parlamento Brasileiro.

Larue salientou que o comércio bilateral cresceu mais de 35% desde 2009, mesmo com a recessão econômica global. Também presente à solenidade, o Embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone destacou o estreitamento das relações entre as duas nações, lembrando que elas não se dão apenas no campo econômico: “Nossa maior empresa aérea, a Air Canada, voa com jatos produzidos pela Embraer. A atuação das Forças Armadas do Brasil e do Canadá na missão de paz do Haiti também é outro exemplo do sucesso dessa parceria”, citou.

Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Canadá na Câmara, o deputado Marcelo Squassoni conduziu os trabalhos da Sessão Solene. “Temos todo o interesse em dinamizar as relações econômicas entre Brasil e Canadá. Ambos os países têm muito a ganhar. Vamos apoiar essa causa no Congresso”, garantiu Squassoni.

A solenidade contou com a presença de alunos de Ensino Fundamental da Escola Canadense Maple Bear, de Brasília, cantaram os hinos nacionais do Brasil e do Canadá, este em inglês e francês. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, enviou em vídeo uma mensagem especial para o evento.
Prestigiaram a homenagem pelo Dia do Canadá, também, por inúmeras autoridades, incluindo embaixadores e representantes no Brasil de países como a Coréia do Sul, Bélgica, Estados Unidos, Jamaica, México, Portugal, Romênia, Irlanda, Grécia, França e Uruguai. Participaram, ainda, os deputados Evair de Melo (PV/ES), Pedro Fernandes (PTB/MA) e Luiz Carlos Hauly (PSDB/PR), primeiro vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Dia do Canadá
O Dia do Canadá, que lembra o aniversário da Confederação, que é a união de colônias britânicas na América do Norte, é comemorado com festa todo dia 1º de julho. Nesse ano, a homenagem coincide com os 150 anos de relações comerciais entre os dois países, uma vez que o Canadá organizou a primeira missão comercial ao Brasil em 1866.

Fotos: Douglas Gomes - Liderança PRB

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Deputado Marcelo Squassoni
Samanta Flor - (61) 3215 5550
Tadeu Ferreira Jr. - (13) 99133-8813