27/04/2016

SQUASSONI RECEPCIONA ALUNOS DE DIREITO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Universitários participam de programa de visitação às sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário

Incentivador do constante aprimoramento da formação política dos jovens, o deputado federal Marcelo Squassoni (PRB/SP) intermediou junto à Mesa Diretora da Câmara a visita dos alunos de Direito da faculdade Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), nesta quarta-feira (27) em Brasília.

A iniciativa, realizada há 8 anos pela Diretoria da Faculdade de Direito em conjunto com o seu Diretório Acadêmico (DA), reuniu 35 alunos de diferentes semestres do curso para visitar, no período de dois dias, as sedes dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário.

Os alunos conheceram as dependências da Câmara e acompanharam a palestra do secretário-geral adjunto da Mesa Diretora, Fernando Sabóia Vieira, que fez uma breve explanação sobre o os procedimentos da Casa no tocante ao encaminhamento dado as proposições, por exemplo.

Squassoni falou aos alunos sobre a importância de se ter consciência política e de saber como funciona a estrutura do Estado e seus três poderes. “É indispensável ao graduando em Direito conhecer de perto as principais instituições da nossa Capital Federal. Essa é uma oportunidade ímpar que, pretendemos, se expanda a alunos de outras instituições do País”, destacou o parlamentar ”, que é formado em Direito.

O desembargador do TJ/SP e vice-diretor da FAAP, José Roberto Amorim, ressaltou aos alunos a importância do aprendizado prático sobre o funcionamento das instituições. “Os advogados têm de conhecer o centro do poder Nacional e saber, quando eles precisarem se dirigir a um Tribunal Superior, como funciona a instituição, onde fica e tudo mais. Além disso, é muito interessante vivenciar in loco temas que são aprendidos em sala de aula. O aluno que está estudando Direito Constitucional, está aprendendo como funciona o processo legislativo, tem aqui o privilégio de saber como funciona suas nuances, suas diferenças, suas peculiaridades”, analisou.

Para o estudante Lucas Ferrer, que veio a Brasília pela primeira vez, a oportunidade foi uma excelente experiência para conhecer o funcionamento dos principais órgãos do Brasil. “A visita ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) me proporcionou vivenciar o Direito na prática. Já na Câmara, considero que foi o melhor da viagem. Pude conhecer o Poder Legislativo e seus trâmites internos, um privilégio de poucos”, disse. Acompanhou os alunos na atividade, também, a coordenadora da FAAP, Náila Cristina Nucci.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Deputado Marcelo Squassoni
Samanta Flor - (61) 3215 5550
Tadeu Ferreira Jr. - (13) 99133-8813