03/03/2016

SQUASSONI APOIA PONTO DE APOIO A CAMINHONEIROS NAS ESTRADAS

Deputado federal discutiu tema com a coordenadora do PRB Transporte, Sula Miranda, entusiasta da ideia. Período de descanso aos profissionais é previsto em lei, mas faltam locais apropriados

Brasília (DF) – Presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Cargas, o deputado federal Marcelo Squassoni (PRB/SP), recebeu hoje (3/3), em seu gabinete, a coordenadora nacional do movimento PRB Transporte, do Partido Republicano Brasileiro, Sula Miranda. A Rainha dos Caminhoneiros, como é conhecida, apresentou ao parlamentar o projeto “Ponto de Apoio ao Caminhoneiro” (PACAM).

Trata-se de uma ideia da iniciativa privada, desenvolvida por Sula e um grupo de parceiros do setor. Consiste em disponibilizar áreas exclusivas nas estradas brasileiras para os caminhoneiros descansarem, com infraestrutura completa, qualidade e conforto.

Lei 13.103/15
A coordenadora observa que apesar de o Governo Federal ter sancionado a Lei nº 13.103/15 – a chamada Lei do Caminhoneiro – que prevê, entre outras coisas, período de descanso aos profissionais do volante, não existe nenhum ponto oficial de parada com essa destinação nas estradas brasileiras.

Squassoni apoiou a ideia “Temos que disponibilizar, se preciso com previsão em lei, um espaço para esses caminhoneiros terem o justo e necessário descanso, é uma questão intimamente ligada à segurança nas estradas. E se a iniciativa não pode ser viabilizada pelos órgãos públicos, por que não terceirizar e apoiar entidades que têm interesse em colocar isso em prática? É uma ação que colaboraria com a diminuição do roubo de cargas e também com o combate ao uso de drogas, além de ser mais um obstáculo à exploração sexual infantil nas rodovias”, observou.

Num primeiro momento, o objetivo seria implantar um projeto piloto com 35 pontos de parada em todo o Brasil. Um deles já está em fase de implantação em Guaiçara/SP, município a 389 Km da capital. O projeto prevê estacionamento para pelo menos 400 caminhões, vagas individuais com segurança, banheiro, alimentação balanceada, entre outros benefícios.

Squassoni colocou-se à disposição para apresentar a ideia ao Ministério do Transportes e, inclusive, buscar apoio de órgãos como a Caixa Econômica Federal e BNDES.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Deputado Marcelo Squassoni
Samanta Flor - (61) 3215 5550
Tadeu Ferreira Jr. - (13) 99133-8813