23/09/2015

GABINETE DE SQUASSONI É SELECIONADO PARA PROJETO ‘GABINETE SUSTENTÁVEL’

Deputado do PRB/SP foi um dos dez selecionados para projeto piloto desenvolvido na Câmara dos Deputados

Alinhado com as tendências socioambientais, o deputado federal Marcelo Squassoni (PRB/SP), foi um dos dez parlamentares selecionados, entre os 513 que compõem a Câmara dos Deputados, para participar do projeto-piloto Gabinete Sustentável, iniciativa da Mesa Diretora da Casa.

O projeto, lançado nesta quarta-feira (22/9) em solenidade no Salão Nobre da Câmara, é uma iniciativa de um grupo de deputados e da Primeira-Secretaria da Casa. O objetivo é desenvolver uma cultura de sustentabilidade ambiental nos gabinetes parlamentares.

Nesse primeiro momento, os dez gabinetes passarão por um período de experiência onde os parlamentares e servidores serão orientados sobre a importância da conscientização do uso dos recursos naturais. O projeto prevê a mudança do layout dos gabinetes, com a diminuição dos armários, por exemplo - a fim de evitar acúmulo de material – a troca das lâmpadas incandescentes convencionais pelas lâmpadas fluorescentes compactas, sensores de presença, a troca do vaso sanitário para um ecologicamente correto, entre outras medidas.

Para Squassoni, o mais relevante da iniciativa é a conscientização e a capacidade de multiplicar conhecimentos por meio dos próprios servidores. “A iniciativa vai possibilitar o emprego mais equilibrado dos recursos hídricos, energéticos e materiais disponibilizados pela Casa, trazendo economia de recursos. Além disso, fará dos parlamentares e servidores multiplicadores dos conceitos de consciência ambiental e sustentabilidade”, afirmou o parlamentar.

O 1º secretário da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB/SP), ressaltou que os parlamentares selecionados nesta primeira fase do projeto-piloto terão a responsabilidade de cumprirem a meta proposta pelo programa e de darem o exemplo sobre as posturas de incentivo à sustentabilidade desenvolvidas na Câmara dos Deputados.

Segundo a diretora do Departamento de Apoio Parlamentar (DEAPA) da Câmara, Cláudia Almeida, a medida tem caráter experimental e ao final, serão avaliados resultados e a eficácia das ações propostas. “O intuito é promover a revisão da metodologia aplicada e os ajustes necessários para o lançamento do programa de forma mais ampla, voltado à totalidade dos gabinetes”, detalhou.

Além de Squassoni, farão parte do projeto-piloto Gabinete Sustentável os deputados Angelim (PT/AC), Bruno Covas (PSDB/SP), Carlos Gomes (PRB/RS), Diego Garcia (PHS/PR), Edmilson Rodrigues (PSOL/MA), Julio Lopes (PP/RJ), Sarney Filho (PV/MA), Sérgio Souza (PMDB/PR) e Soraya Santos (PMDB/RJ).

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Deputado Marcelo Squassoni
Samanta Flor - (61) 3215 5550
Tadeu Ferreira Jr. - (13) 99133-8813