02/09/2015

CPI DO BNDES: SQUASSONI QUER ACESSO A INVESTIGAÇÕES DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA

Pedido consta de um dos três requerimentos do deputado aprovados na reunião de hoje (2/9)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga contratos de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, nesta quarta-feira (2/9), três requerimentos do deputado Marcelo Squassoni (PRB-SP). O republicano, 3º vice-presidente da CPI, quer detalhes sobre documentos de investigação a respeito de empréstimos concedidos pelo banco a empresas e empreiteiras. No requerimento n° 230/15, especificamente, o deputado pede acesso às investigações da Procuradoria da República do Distrito Federal.

Segundo o texto, existem telegramas e e-mails sigilosos do Ministério das Relações Exteriores referentes aos contratos do BNDES com a empreiteira Odebrecht , que comprovam a intermediação do ex-presidente Lula.

“O Congresso tem tomado conhecimento das transações do BNDES apenas quando a imprensa divulga notícias explosivas causando ‘estraçalhamento’ no meio político. O Parlamento, que tem a função de fiscalizar o Poder Executivo, parece estar em total dissonância com os anseios da sociedade civil”, criticou o deputado.


Mais dois
Os demais requerimentos pedem esclarecimentos sobre os empréstimos concedidos ao grupo EBX e solicitam acesso ao inquérito da Polícia Federal sobre investigação do ex-ministro-chefe da Casa Civil e também ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, do ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e da empresa JBS. (Requerimentos nº 229/15 e nº 231/2015, respectivamente).

Para o republicano, é inadmissível que o trabalho realizado pela comissão seja pautado apenas pela Imprensa e que os parlamentares tomem conhecimento de fatos e provas somente por meio da mídia. “É de interesse desta CPI saber quais as justificativas já apresentadas sobre obras como o porto de Mariel, em Cuba, bem como demais financiamentos concedidos a outros países da América do Sul e África”, argumenta Squassoni.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Deputado Marcelo Squassoni
Samanta Flor - (61) 3215 5550
Tadeu Ferreira Jr. - (13) 99133-8813