25/06/2015

LANÇADA A FRENTE PARLAMENTAR MISTA DE COMBATE AO ROUBO DE CARGAS

A cada dia, 41 novas ocorrências são registradas no Brasil e prejuízo anual é de R$ 1 bilhão. Trabalho será coordenado pelo deputado federal Marcelo Squassoni (PRB/SP)

Brasília (DF) – Dados da Associação Nacional dos Transportes de Cargas (ANTC) apontam, que em 2014, foram registrados 17.500 roubos de cargas no Brasil. O número equivale a quase 41 ocorrências por dia. O levantamento aponta, ainda, que 81,2% dos casos estão concentrados na região Sudeste. Os números foram apresentados hoje (25/6), na Câmara dos Deputados, durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Cargas, coordenada pelo deputado federal Marcelo Squassoni (PRB/SP).

Squassoni iniciou seu discurso destacando que essa prática criminosa traz inúmeros prejuízos à economia brasileira e traçou um breve panorama da situação no país, onde o prejuízo decorrente alcançou, em 2013, R$ 1 bilhão. “Nosso objetivo é levantar essa crucial discussão, apresentando sugestões de soluções que podem estar em legislações ou projetos que até já existem e carecem de aprovação ou regulamentação”.

Segundo o parlamentar, o grupo tem a pretensão de apresentar uma proposta viável de um banco de dados unificado, capaz de integrar as secretarias de Segurança Pública dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.

Representando o ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues, o secretário de Política Nacional de Transportes, Herbert Drummond, em seu discurso, colocou-se à disposição e ressaltou a importância do amplo debate com a participação de representantes dos diversos segmentos do setor. “O ministro traz o apoio total à Frente Parlamentar. Convidamos os membros da Frente para apresentarem as suas propostas, os seus trabalhos dessa excelente iniciativa que o parlamento lança nesse momento”, afirmou.

Para o coordenador Geral de Inteligência (CGI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligado ao Ministério da Justiça, delegado André Fagundes, a Frente será um excelente instrumento de debate sobre o tema e poderá contribuir para a diminuição dos índices de roubo de cargas em nosso país. “A Frente representa a união das entidades para combater o crime organizado de uma forma efetiva. Só assim poderemos ter a capacidade de trazer para a sociedade o que ela mais espera, a segurança”.

Chefe da Divisão de Combate a Crimes Contra o Patrimônio da Polícia Federal, o delegado Luis Flávio Zampronha destacou o importante papel do Legislativo para uma legítima mudança dessa realidade “Considero essa iniciativa do parlamento muito importante para nós que combatemos o roubo de cargas no país. Reconhecemos que o transporte de cargas no Brasil é refém do crime organizado. O Parlamento tem um papel muito importante auxiliando as forças de Segurança Pública no combate a esse tipo de crime”, salientou.

A Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Cargas, teve a adesão de 207 deputados federais e dois senadores. Estiveram presentes ao evento, no Salão Nobre da Câmara, além de parlamentares das duas casas, representantes de entidades governamentais, da sociedade civil e de organizações não governamentais.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Deputado Marcelo Squassoni
Samanta Flor - (61) 3215 5550
Tadeu Ferreira Jr. - (13) 99133-8813