23/06/2015

SQUASSONI APOIA CANDIDATURA DE BERTIOGA PARA SEDIAR OLIMPÍADAS INDÍGENAS EM 2016

Deputado, escolhido pela Prefeitura de Bertioga para apadrinhar o pleito, fez pedido oficial de apoio ao ministro dos Esportes, George Hilton

Brasília (DF) – Na solenidade de abertura dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, realizada ontem (23), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o deputado federal Marcelo Squassoni (PRB/SP), entregou ao ministro dos Esportes, George Hilton, um ofício solicitando apoio para que a cidade de Bertioga possa sediar os Jogos dos Povos Indígenas em 2016, também conhecidos como Olimpíadas Indígenas, o maior evento do gênero no Brasil.

A proposta, idealizada pelo secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga, Pacífico Júnior, e apadrinhada por Squassoni, visa, além de alavancar o Turismo no município, valorizar e celebrar a diversidade cultural e proporcionar lazer para toda a comunidade.

“O evento seria um importante incentivo ao município, que colocou a Baixada Santista no mapa da cultura indígena com a realização anual do Festival Nacional do Índio, que já teve 14 edições. Vou lutar por essa causa aqui em Brasília”, afirma Squassoni.

Já para Pacífico Júnior, além do aspecto cultural, o evento tem outros fortes pontos positivos: “É uma ótima oportunidade de reforçar a importância do potencial histórico de Bertioga, como sua trajetória se confunde com a História da cultura indígena no Litoral de São Paulo, além de ser um nicho do ponto de vista do Turismo que pode ser muito bem explorado”, destaca o secretário.

A abertura dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, ontem, contou com a presença das delegações indígenas nacionais e internacionais, da presidente Dilma Rousseff, dos presidentes do Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC), Marcos e Carlos Terena, de parlamentares e do prefeito de Palmas, Carlos Amastha.

Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
Idealizado pelo líder indígena Marcos Terena, os Jogos Mundiais terão sua primeira edição realizada no Brasil, no período de 23 de outubro a 1º de novembro deste ano, na cidade de Palmas (TO).

No evento, está previsto a participação de mais de dois mil atletas indígenas, de 24 etnias brasileiras e de 22 países, que competirão em modalidades como arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, canoagem rústica tradicional e corrida com tora, entre outras.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Deputado Marcelo Squassoni
Samanta Flor - (61) 3215 5550
Tadeu Ferreira Jr. - (13) 99133-8813