13/05/2015

GRUPO PARLAMENTAR DE AMIZADE BRASIL-CANADÁ É REINSTALADO COM SQUASSONI NA PRESIDÊNCIA

Colegiado, composto por 22 deputados federais, tem o objetivo de fortalecer as relações interparlamentares entre os congressos dos dois países

Brasília (DF) - O deputado federal Marcelo Squassoni (PRB) assumiu a presidência do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil- Canadá, que acaba de ser reinstalado na Câmara dos Deputados. O compromisso havia sido assumido por Squassoni no último mês de março, durante a visita do deputado canadense Andrew Scheer, presidente da Câmara dos Comuns, ao Parlamento brasileiro, onde esteve acompanhado de uma comitiva de congressistas de seu país.

O Grupo é composto por 22 parlamentares de diferentes partidos e tem como vice-presidentes os deputados Ricardo Izar (PSD/SP), Luiz Lauro Filho (PSB/SP) e Bruno Covas (PSDB/SP). O objetivo é estreitar as relações entre os parlamentos brasileiro e canadense, estimulando, inclusive, a ampliação dos acordos comerciais entre os dois países.

Quando de sua visita ao Congresso brasileiro, Scheer fez questão de conhecer indústrias paulistas e destacou a importância de, além de ampliar as relações comerciais entre as duas nações, fomentar a abrangência do intercâmbio atual nas áreas de Cultura, Turismo e de Ciência e Tecnologia. “O Brasil é um ótimo país para a realização de negócios, principalmente nas áreas de mineração e recursos naturais”, disse.

De acordo com Squassoni, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, comprometeu-se em propor ao colégio de líderes pedido de urgência para a votação de acordos pendentes com o Canadá, que precisam ser referendados pela Câmara.

Uma das principais economias do mundo, o Canadá está situado no extremo norte do continente americano e é um dos países mais desenvolvidos do mundo, sendo o 8º mais bem colocado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – medido pela ONU.

Detalhes
Os Grupos Parlamentares são criados sem ônus para a Câmara dos Deputados a fim de fortalecer as relações interparlamentares entre o Congresso brasileiro e o parlamento de um país estrangeiro. Eles são criados a partir de um projeto de resolução apresentado por um deputado, submetido ao Plenário num segundo momento.

A cada nova legislatura, é necessário realizar uma reunião de reativação para proceder à eleição da diretoria e ratificar ou modificar o estatuto. Atualmente, existem 22 Grupos Parlamentares ativos na Câmara Federal.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Deputado Marcelo Squassoni
Samanta Flor - (61) 3215 5550
Tadeu Ferreira Jr. - (13) 99133-8813