05/11/2015

CPI VAI REQUISITAR AO BNDES CÓPIAS DE PROCESSOS DE FINANCIAMENTOS DA USIMINAS

Pedido consta de requerimento feito pelo deputado Marcelo Squassoni (PRB) aprovado hoje (5/11) por unanimidade

Brasília (DF) – A CPI do BNDES aprovou hoje (05), por unanimidade, o requerimento nº 391/2015, do deputado federal Marcelo Squassoni (PRB/SP), que exige do banco o fornecimento das cópias de todos os processos de financiamento obtidos pela Usiminas nos últimos anos. A CPI aguarda uma resposta em até 10 dias, a partir da notificação do BNDES.

O objetivo é tentar elucidar como foram aplicados os R$ 2,3 bilhões liberados pelo banco público à siderúrgica no período entre 2006 e 2011, sob a justificativa de modernizar e ampliar suas usinas de aço em Ipatinga (MG) e Cubatão, na Baixada Santista. O motivo da solicitação é o recente anúncio do fim da produção de aço na unidade da Baixada Santista, que acarretou no anúncio de duas mil demissões diretas e mais de 10 mil indiretas na região.

“É de suma importância termos acesso a essas informações, já que nos últimos dias toda a Baixada Santista está se mobilizando para tentar reverter essa verdadeira catástrofe para a região que é o encerramento das atividades da Usiminas em Cubatão”, afirmou o parlamentar.

Convocação
Squassoni também almeja, em outro requerimento à CPI, de nº 390/2015, a convocação do diretor-presidente da Usiminas, Rômel Erwin de Souza. Porém, o documento não chegou a ser votado na reunião de hoje devido a impasses entre os parlamentares governistas e da oposição relacionadas à convocação do ex-ministro da Casa Civil Antônio Palocci e do empresário José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A votação do requerimento ficou para a reunião da CPI do BNDES da próxima semana.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Deputado Marcelo Squassoni
Samanta Flor - (61) 3215 5550
Tadeu Ferreira Jr. - (13) 99133-8813