18/11/2015

EU AUDIÊNCIA HOJE (18), MINISTRO CONFIRMA QUE GOVERNO ESTUDA MEDIDAS DE PROTEÇÃO AO AÇO BRASILEIRO

Informação foi passada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, ao deputado federal Marcelo Squassoni (PRB)

Em audiência hoje (18), em Brasília, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, revelou ao deputado Marcelo Squassoni (PRB) que o Governo Federal estuda criar medidas protecionistas voltadas à indústria, sobretudo para proteger o setor siderúrgico nacional. A resolução tomou como base a experiência negativa de Cubatão, onde a Usiminas anunciou recentemente o fechamento de sua usina e a demissão de cerca de 4 mil trabalhadores.

Segundo Monteiro, uma das medidas em estudo é o aumento temporário da alíquota de importação de alguns produtos siderúrgicos, em auxílio ao setor durante este período de crise econômica. Outra alternativa seria a disponibilidade de linhas de créditos específicas para as empresas continuarem investindo nesse período.

Squassoni aproveitou para pormenorizar ao ministro a delicada situação da Baixada Santista diante do anunciado fechamento da planta da Usiminas em Cubatão e o fechamento de mais de 10 mil postos de trabalho diretos e indiretos. O deputado ressaltou, por exemplo, que sem os cerca de R$ 100 milhões anuais que a empresa arrecada em impostos, a cidade corre o risco de se inviabilizar economicamente.

Pedimos que o ministro interceda junto à Usiminas no sentido de suspender essas demissões. É um grave golpe na economia da Baixada Santista. É alto o risco de Cubatão se tornar uma economia pobre e falida”, alertou Squassoni. Monteiro garantiu que levaria as informações à presidente da República. “O ministro se comprometeu a nos manter a par de toda a situação. Vamos aguardar as notícias que virão do Planalto a partir de hoje”, complementou.
Além de Squassoni, participaram da audiência no MDIC os deputados José Mentor e Carlos Zarattini.

Diversas ações
A audiência com o ministro Armando Monteiro é apenas mais uma das diversas ações que vêm sendo adotadas pelo deputado Marcelo Squassoni em relação à crise da Usiminas na Baixada Santista. O deputado já esteve em Cubatão no último dia 3 com a prefeita da cidade, Marcia Rosa, e representantes do Ciesp. No dia 4, participou de audiência com o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, que garantiu que negociaria com a Usminas a suspensão das demissões por pelo menos três meses. No dia 12 foi a vez de a CPI do BNDES aprovar requerimento de sua autoria pedindo a convocação do diretor-presidente da companhia para explicações.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Deputado Marcelo Squassoni
Samanta Flor - (61) 3215 5550
Tadeu Ferreira Jr. - (13) 99133-8813